A conversa em que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), se mostra preocupado com as próximas ações do ex-ministro Gustavo Bebianno, demitido por causa do escândalo das candidaturas laranjas do PSL, revela que o governo ainda procura colocar “panos quentes” na ruidosa demissão. “Com certeza o Bebianno é uma pessoa importante, tem muita informação, e o governo está tentando pôr panos quentes na saída dele. Esperava-se uma saída mais honrosa (…) mas ainda assim houve uma pacificação na saída, ao menos no primeiro momento”, analisa Lara Mesquita, pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na conversa, obtida, supostamente, de modo acidental pelo jornalista Robson Bonin, do jornal O Globo, Bolsonaro teme que Bebianno, seu advogado de defesa em ações judiciais, cobre honorários que o levaria a ter de vender uma de suas casas. 

Segundo a pesquisadora, o governo de Bolsonaro agora procura ”abafar” o caso com a apresentação de uma agenda “positiva”, como a da “reforma” da Previdência. Ela destaca, porém, que muitos deputados já demonstram um certo “incômodo” com alguns pontos da proposta, como, por exemplo, mudanças no Benefício da Prestação Continuada (BPC), na aposentadoria rural e na idade mínima dos professores.

Para Lara Mesquita, a partir de agora será preciso analisar a condução da proposta pelos presidentes da Câmara e do Senado e, ainda, a capacidade de articulação do governo Jair Bolsonaro (PSL) de reunir apoio para a chamada “nova” Previdência. “Os desdobramentos recentes mostraram que o governo ainda não está muito afinado nesse processo (articulação)”, afirma a pesquisadora da FGV, citando a demissão de Bebianno, tido até então como o principal interlocutor do governo federal com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Isso pode prejudicar se não for rapidamente alinhado, e ainda não há essa sinalização. A gente precisa ver como o governo vai organizar sua bancada no parlamento”.

As informações são da Rede Brasil Atual

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *