O site da Caixa Econômica Federal elaborado para a população se cadastrar e solicitar a renda básica emergencial já está disponível. O banco público também disponibilizou um aplicativo, o Caixa Auxílio Emergencial, para realizar o cadastramento, e uma central de atendimento telefônico, de número 111, para sanar eventuais dúvidas da população.

Devem se cadastrar pelo aplicativo ou site os trabalhadores que forem Microempreendedores Individuais (MEIs), trabalhadores informais sem registro e contribuintes individuais do INSS que não estão inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico). Os trabalhadores que estão inscritos no CadÚnico ou que já recebem o Bolsa Família não precisam se inscrever pelo aplicativo, o pagamento será feito automaticamente.

O CadÚnico é um formulário utilizado pelo governo para identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país e é por meio desse cadastro, gerenciado pelo ministério da Cidadania, que as famílias acessam programas de assistência social e redistribuição de renda, como o Bolsa Família.

Para conferir se está inscrito no CadÚnico, o trabalhador pode digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no aplicativo e no site, cujos sistemas também já verificam automaticamente se há o cumprimento de todos os requisitos para receber o benefício. De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, o pagamento do benefício será realizado por meio de uma conta poupança digital do banco criada para cada trabalhador de forma gratuita. Por meio dessa conta, poderão sacar, transferir e pagar contas digitalmente e de graça para que não precisem sair de casa para receber o dinheiro. 

Depois dos trabalhadores cadastrados e não cadastrados, o terceiro grupo de beneficiários são aqueles que já recebem o Bolsa Família. Entre os dias 16 e 30 de abril, essa parcela da população deverá escolher entre continuar com o Bolsa Família ou passar a receber a renda básica emergencial.

As informações são do site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *