Oficialmente, o Rio Grande do Sul tinha até a noite do último domingo (10) 2.576 casos confirmados de coronavírus em 193 municípios. Já se sabe que os casos confirmados compõem apenas uma pequena fração do total de contaminados. O estudo de prevalência do vírus promovido pelo governo do Estado e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estima que, para cada caso confirmado, existam outros 11 que não chegaram às estatísticas oficiais. No entanto, há ainda outro problema na contabilidade do governo estadual — e também do Ministério da Saúde –, que é a demora para que casos já considerados como confirmados por municípios entrem para os registros oficiais.

Um levantamento realizado pelo Sul21 com dados divulgados até domingo aponta que oito municípios da região Norte do Estado que somam 41 casos confirmados publicamente por suas prefeituras têm, nas contas do Estado, apenas 11 casos confirmados. Isto é, apenas um quarto dos casos confirmados a nível local são computados pelo Estado.

O caso mais expressivo de divergência de números ocorre em Nonoai, localidade de 12 mil habitantes e distante cerca de 140 km de Passo Fundo — cidade com o segundo maior pico de coronavírus no RS. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) contabilizava no domingo apenas dois casos confirmados no município, mas as autoridades locais já confirmam 11 casos desde o sábado (9). Uma morte foi confirmada no domingo, também não computada.

A íntegra das informações está disponível no site Sul21.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *