Na última quinta-feira (19), um homem negro foi espancado e morto por dois seguranças em uma unidade do hipermercado Carrefour, localizado no bairro Passo D’Areia, zona norte de Porto Alegre. João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, recebeu socorro, mas morreu no local. Até o momento, as informações relatam ter havido uma discussão dentro do local, com o homem na sequência agredido e imobilizado por dois homens, um segurança de uma empresa terceirizada e o outro um policial militar.

Os cinco vereadores eleitos que irão compor a bancada negra na próxima legislatura da Câmara de Porto Alegre — Karen Santos (PSOL), Matheus Gomes (PSOL), Laura Sito (PT), Daiana Santos (PCdoB) e Bruna Rodrigues (PCdoB) — haviam convocado uma coletiva para a manhã desta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra. Contudo, diante do assassinato de João Alberto, realizaram um pronunciamento conjunto diante da loja do Carrefour.

Karen destacou que a coletiva iria apresentar algumas propostas que a bancada irá trazer para luta contra o racismo na Capital. “Ontem de noite, nós fomos surpreendidos com esse assassinato brutal, que é algo reincidente em um país como o nosso, que assassina todos os dias jovens negros, pessoas negras, numa política genocida. E a nossa intenção hoje, antes de tudo, é prestar solidariedade e empatia. Dizer que não importa nós termos cinco vereadores eleitos se a gente vai seguir dentro de um país racista, com racismo institucionalizado. Porque o que aconteceu aqui no Carrefour não é uma ação isolada, inclusive dessa instituição privada, são casos reincidentes e que fazem com que a vida de pessoas negras, muitas vezes, valham muito pouco dentro da cidade e do regime que a gente vive”, afirmou a vereadora, a única dos cinco que já ocupava um mandato da Câmara.

Em Porto Alegre, está marcado para as 18h um ato em frente ao Carrefour do Passo da Areia, localizado na Av. Plínio Brasil Milano. Também há informações sobre atos em outras cidades do País, como na Av. Paulista, em São Paulo.

A íntegra das informações está disponível no site Sul21.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *