O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assinou nessa quinta-feira (10) um protocolo de intenções com o Instituto Butantan para a aquisição da Coronavac, uma das vacinas em desenvolvimento para garantir a imunização ao novo coronavírus. O documento também foi assinado por outros dois prefeitos gaúchos, o presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

Para Ary Vanazzi é fundamental a mobilização dos prefeitos para que se retome, com a imunização, a normalidade das atividades sociais, culturais e econômicas nas cidades. “Os municípios precisam se mobilizar para garantir a imunização da população”, disse Vanazzi em uma publicação nas redes sociais. O prefeito de São Leopoldo espera que o Governo Federal disponibilize a vacina para toda população brasileira, mas caso isso não aconteça os municípios podem contar com esse protocolo de intenções junto ao Butantan.

Mais cedo, no começo da tarde, Vanazzi, juntamente com prefeitos de quatro estados da federação, acompanhou o anúncio do início da fabricação da Coronavac, vacina produzida numa parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa do governador de São Paulo, João Dória, na sede do Instituto Butantan.

Coronavac e Butantan

O Butantan receberá 60 milhões de doses da vacina da Sinovac. Comprovada a sua eficácia e segurança, elas serão disponibilizadas à população. O Butantan também passará produzir a vacina em sua fábrica, em São Paulo, após transferência de tecnologia. A Coronavac é produzida com vírus inativados do novo coronavírus para inoculação em humanos, com a aplicação de duas doses.

Para produzir a vacina na capacidade máxima de um milhão de doses por dia, a fábrica do Instituto Butantan funcionará 24 horas, sete dias por semana. O primeiro lote terá aproximadamente 300 mil doses. Até janeiro, 40 milhões de doses da vacina deverão ser produzidos no local.

As informações são do site Sul21.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *