No início da tarde dessa segunda-feira (26), a Prefeitura de Porto Alegre emitiu nota em que afirma que os estoques para aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 estão reduzidos. Segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde, a previsão é que o estoque atual se esgote no máximo até a próxima quarta-feira (28). A Prefeitura de Canoas informou que já não tinha mais doses hoje para aplicar a segunda dose nas unidades básicas de saúde (UBSs) para quem recebeu a CoronaVac há 28 dias — intervalo recomendado entre doses — e que quem não conseguiu se vacinar deveria aguardar a chegada de uma nova remessa do imunizante. O mesmo problema já foi reportado por diversos outros municípios gaúchos.

Isso ocorre porque, em 21 de março, o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu que o fluxo de remessas de imunizantes seria o suficiente para manter a vacinação em andamento e orientou os municípios que não seria necessário reservar doses para a segunda aplicação. No entanto, segundo a Prefeitura de Porto Alegre, as remessas não estariam sendo suficientes e os últimos lotes acabaram vindo com um número menor de vacinas do que o esperado. A mesma posição foi repetida pela Prefeitura de Canoas.

Durante a tarde de ontem, a Prefeitura de Porto Alegre emitiu nova nota em que afirma que “não há motivo para preocupação diante do possível esgotamento” das doses. “A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reitera que não há risco de perda de efeito da primeira dose caso a segunda dose seja tomada além do prazo definido no cartão de vacinação. E orienta a população para que aguarde com tranquilidade, pois a imunização vai continuar e contemplar todos que necessitam”, diz a nota.

A Prefeitura acrescenta ainda que profissionais de saúde, de áreas de apoio, estudantes e estagiários do segmento, devem aguardar a reposição dos estoques nas farmácias, que são os únicos locais aptos a fazer a vacinação destes segmentos.

As íntegra das informações está disponível no site Sul21.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *