O tempo recomendado para uma pessoa com covid-19 deixar o isolamento e evitar a transmissão do vírus pode variar de acordo com a situação dos pacientes. A contagem é feita sempre a partir do primeiro dia de sintomas ou, para quem não teve sintomas, a partir do exame positivo.

O período de 10 dias é indicado para os pacientes imunocompetentes, ou seja, que não possuem nenhuma condição física que dificulte o processo normal de defesa contra infecções. Essa referência de prazo é utilizada tanto internacionalmente como pelo Ministério da Saúde.

Por outro lado, a situação dos imunodeprimidos é diferente. Segundo Raquel Stucchi, integrante da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), isso que significa, por exemplo, que para “um paciente que está fazendo quimioterapia ou um paciente transplantado com covid, mesmo que tenha covid leve, que faça só acompanhamento em casa, são 20 dias de isolamento. A gente sabe que paciente imunodeprimido fica eliminando o vírus por mais tempo”.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *