O Gabinete de Crise do Rio Grande do Sul manteve 7 das 21 regiões Covid do estado em Alerta, em reunião na tarde desta quarta-feira (7). Outras cinco regiões tiveram o Alerta retirado, após apresentarem melhora dos índices avaliados pelo Sistema 3As de Monitoramento da pandemia.

As regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Rosa e Uruguaiana seguem em Alerta e receberam relatórios atualizados da sua situação. Bagé, Cruz Alta, Erechim, Ijuí e Santa Maria tiveram os Alertas retirados. Apesar da melhora, a equipe técnica do GT Saúde e o Gabinete de Crise destacaram que nenhuma região deve reduzir os cuidados e as medidas de prevenção. “É algo a se comemorar, sim, a melhora de indicadores, mas é importante ressaltar que a retirada dos Alertas não pode implicar no relaxamento nos cuidados. Pelo contrário, quer dizer que devemos seguir com eles, porque estão dando certo”, afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB). “A vacinação está avançando em bom ritmo, mas ainda precisamos manter os protocolos de prevenção para conter o vírus, preservar vidas e manter as atividades econômicas funcionando”, complementou.

Pedro Zuanazzi, diretor do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), reafirmou a necessidade de manter a atenção, destacando que nos últimos três dias a taxa de ocupação dos leitos clínicos reduziu muito pouco. “Não compromete o quadro positivo de toda a semana, mas é preciso estar sempre olhando cuidadosamente os indicadores. Além disso, a variante delta do coronavírus, que hoje foi confirmada em transmissão comunitária em São Paulo, nos preocupa pelo alto risco que representa”, disse.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *