No início do século passado, com o surgimento do cinema, acreditava-se que o rádio deixaria de ter relevância. Em meados do século passado, com o surgimento da TV, fizeram a mesma profecia. No fim do século passado, com o nascimento da internet, as “cassandras espectrais” voltaram a profetizar a morte desse veículo. Afinal, quem se interessaria por rádio quando você pode ter notícias e conteúdos falados, escritos ou vídeos na web?

Já são, portanto, mais de um século de “profecias” tortas e nada indica que algum dia elas vão acertar. É o que mostra a mais recente pesquisa da Kantar Ibope sobre o consumo de rádio pelos brasileiros, chamada de “Inside Radio 2021”. Segundo o estudo, pelo menos 80% dos brasileiros, nas 13 maiores regiões metropolitanas do país, ouvem ao menos um minutinho de rádio todos os dias: seja dentro de casa, seja nos carros indo ao trabalho, seja em casa ou no trabalho, por meio de streaming. O índice cresce 2 pontos percentuais em relação a 2020.

Espantoso

É um número espantoso para um veículo de comunicação “destinado a morrer”, segundo os “videntes” da mídia brasileira e mundial. Aliás, segundo a pesquisa, em média, cada pessoa passa, em média, 4 horas e 26 minutos ouvindo rádio (ou consumindo seu conteúdo) diariamente. Na Região Sul do país, o maior consumo: 85% das pessoas declaram ouvir rádio; no Nordeste, 81%; Centro-Oeste e Sudeste, 80%. Segundo a pesquisa, 52% do público são mulheres e 48% homens. A classe C é a maior consumidora: 43% do total, seguidas de perto pelas classes A e B (40%). Em relação à idade, os públicos que se destacam são as pessoas acima de 60 anos (21%), de 30 a 39 anos (20%) e de 40 a 49 anos (19%).

A maioria continua usando rádios comuns (em casa, no trabalho ou nos carros), mas o consumo pelo celular aumentou em relação a 2020: passou de 23% para 25% este ano. Em casa (71%), no carro (24%), durante trajetos (8%) e no trabalho (2%) são os locais citados para o consumo do meio. Nada menos que 10% disse ter ouvido rádio pela internet nos últimos 30 dias. Esse público passou por dia, em média, 2 horas e 44 minutos conectados ao rádio.

Podcasts

Os podcasts também têm conquistado mais espaço: 31% dos ouvintes com acesso à internet ouviram podcasts nos últimos três meses, um aumento de 32% em relação a 2020.

O texto é de Ricardo Feltrin.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *