A Casa de Cultura Juarez Teixeira (CCJT) fará sua inauguração nesta quinta-feira (21), na cidade de Caçapava do Sul (RS). O espaço será destinado à arte, memória, cultura e convivência na região. A iniciativa demandou 10 meses de trabalho, é de caráter privado, mas sem fins lucrativos.

A Casa tem 13 ambientes, contando com um Pátio Cultural ao ar livre. Parte deles reproduzem uma casa antiga com seus respectivos objetos, como sala de jantar, quarto de casal e das crianças, cozinha e galpão. Outros reúnem objetos de diferentes naturezas, tais como utensílios para costura e artesanato em lã (máquinas, ferros de passar, teares e rocas) e instrumentos usados por profissionais como barbeiros, médicos, padres, sapateiros.

Um dos espaços mostra como a tecnologia evoluiu rapidamente e inclui objetos de imagem e som (projetor de cinema, gramofone, eletrola, toca-discos, rádios, telefones, máquinas fotográficas, filmadoras). Espalhadas pela Casa, fotografias contam a história da construção da cidade. A CCJT tem ainda uma pequena galeria de arte para mostras de artistas locais, um hall com piano, para concertos íntimos, e uma loja com artesanato e peças de design regional. No futuro, terá um bistrô ou café.

Segundo a assessoria de imprensa da Casa, o espaço tem um olhar para o passado, contando como era a vida cotidiana no campo e na cidade nos séculos XIX e XX por meio de uma coleção de mais 500 objetos do médico e pesquisador Juarez Teixeira, adquirida ao longo dos últimos 20 anos. Por outro lado, pretende ser um ponto de cultura que também olha para o futuro, trazendo para a inauguração o lançamento oficial da Feira do Livro Sem Fronteiras, com cinco sessões simultâneas de autógrafos.

A montagem da Casa contou com a curadoria da jornalista Gisele Teixeira, especialista em gestão e salvaguarda de patrimônio cultural imaterial, do produtor cultural e professor de história João Timotheo Esmerio Machado e do designer de ambientes Luiz Antonio da Silva Beck.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *