A partir desta segunda-feira (10), as 132 unidades de saúde da Capital passarão a realizar testes rápidos (antígenos) em pessoas com sintomas de Covid-19. O anúncio foi feito pela diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer. Segundo ela, o objetivo é ganhar mais velocidade no diagnóstico de pessoas contaminadas.

Desde o início da semana a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem ampliando os locais para realização dos testes rápidos de antígenos. A medida faz parte de uma mudança de estratégia da secretaria em meio à onda de propagação da variante Ômicron, dando o diagnóstico com rapidez para quem apresenta sintomas. O teste fica pronto em menos de 30 minutos.

Os pacientes que tiverem resultado negativo, mas que seguirem com sintomas, serão encaminhados para realização de teste RT-PCR, mediante encaminhamento das unidades de saúde. Os sintomas da Covid-19 incluem febre ou calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato ou no paladar e dor no corpo.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje (9) o balanço dos testes de antígeno oferecidos, neste sábado (8), a pacientes sintomáticos de Covid-19.  Foram realizados 1, 261 mil testes em nove unidades de saúde da Capital e no Shopping João Pessoa. Destes exames,  342 deram resultado positivo.  Segundo Caroline Schirmer, esse número é preocupante. “A taxa de positividade está mais alta do que há pouco tempo. Antes era em torno de 18%, agora estamos beirando os 30%”, assinalou.

As informações são do site Sul21.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *