O SindBancários de Porto Alegre e Região e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS (Fetrafi-RS) lançaram, nessa quarta-feira (26), a segunda etapa da campanha “Eu Sou Banrisul”, em defesa da manutenção do caráter público do banco e contra as ameaças de privatização que pairam sobre a instituição. Segundo as entidades, a primeira etapa da Campanha contou com uma grande onda de adesão à defesa do banco público junto à sociedade. Na segunda etapa, a Fetrafi e o SindBancários centrarão forças no combate à ideia de privatização do Banrisul, aventada pelo governador Eduardo Leite em entrevista de balanço de mandato. “PrivatizaNão” passa a compor a campanha junto com a já consagrada assinatura “Eu sou Banrisul”.

As peças convidam a população a imaginar a vida no estado sem o Banrisul, suas consequências na cultura, nos esportes, no financiamento da produção e atendimento a mais de 5 milhões de clientes. Mostra o futuro de dezenas de cidades em que o Banrisul é a única instituição bancária presente fisicamente. “O Banrisul é o principal financiador da cultura gaúcha. Festivais de teatro, produção cinematográfica, shows. No esporte, temos os principais times do estado patrocinados pelo Banco, sem contar o que a instituição faz pelo desenvolvimento econômico do estado, quase tudo tem o apoio do Banco público”, diz a diretora da Fetrafi-RS e empregada do Banrisul, Denise Falkenberg Corrêa.

Elemento central nesta etapa da campanha será a carta compromisso Banrisul, que deverá ser submetida a todos os prefeitos, vereadores e deputados gaúchos. Esta será um instrumento de mobilização e de crivo de todos os candidatos que deverão apresentar o compromisso formal de não propor ou votar propostas de privatização do Banco seja em todo, seja em parte. “É importante contarmos com o apoio político, porque muitos dos nossos deputados e vereadores reconhecem a importância do Banrisul em seus municípios, sejam na região metropolitana ou no interior. Concordar com a privatização do Banco seria até um suicídio político”, afirma o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner.

Peças de rede social, spots de rádio, bottons, adesivos e materiais gráficos também irão compor a campanha, desenvolvida pela Verdeperto Comunicação.

As informações são do site Sul21.

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