O Rio Grande do Sul ganhou o Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (MOC HPSP), reunindo mais de 31 anos de obras de arte produzidas dentro da oficina que inspirou seu nome. Com o decreto que oficializou sua criação, de 25 de janeiro, o estado passa a contar com um dos quatro principais museus do país com coleções que destacam a relação entre arte e saúde mental, junto com o Museu de Imagens do Inconsciente (RJ), Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea (RJ) e Museu de Arte Osório César (SP).

A Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro foi fundada em agosto de 1990 como um espaço de reabilitação psicossocial da rede de saúde mental do SUS. É um lugar para as artes, inspirado nos ensinamentos da psiquiatra Nise da Silveira. Atende moradores e frequentadores do Hospital Psiquiátrico, pacientes internados na área hospitalar, ambulatorial e grupos da comunidade do entorno, que são encaminhados por outros serviços da rede de saúde.

Para a implementação do museu, a oficina reuniu cerca de 200 mil obras de arte. São pinturas, esculturas, modelagens, bordados em tecido, cerâmicas, textos e outras formas de expressão artística que agora passam a integrar oficialmente o mais novo museu de Porto Alegre. O MOC HPSP nasce voltado à salvaguarda, pesquisa, comunicação e preservação do acervo da oficina. “A principal motivação para termos o museu é salvaguardar estas obras, que são um patrimônio cultural do Estado”, explicou a diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Suelen Arduin. “Dá visibilidade ao que temos guardado, dá voz a quem antes era silenciado”.

O trabalho foi contemplado em 2017 com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e o acervo já participou de mostras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Sesc Pompeia, em São Paulo, e Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR).

Desde 2000, o Hospital São Pedro mantém parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio de professores, estagiários e bolsistas dos cursos de Artes e Museologia, que colaboram na curadoria e preservação do material.

As informações são do site Sul21.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *