A direção da Faculdade de Educação (Faced) criticou a decisão da atual Reitoria em não exigir a apresentação de passaporte vacinal para acessar as dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Faced é uma unidade acadêmica da UFRGS, tendo direção eleita pelos estudantes dos cursos que a integram. Dessa forma, a atual direção emitiu nota em que demonstra preocupação com a atitude da Reitoria. A publicação relata que o site da UFRGS está exibindo um card informativo sobre a não exigência de passaporte vacinal para ingresso nos prédios, bem como indicava a plataforma FALA.BR, utilizada para encaminhar denúncias sobre esta matéria.

A nota afirma que a não exigência é uma “negligência” e que irá trazer prejuízos para que “alcancemos o fim da maior crise sanitária deste século”. Afirma também haver uma acirrada disputa interna sobre esse tema na instância superior, o Conselho Universitário (Consun). “O Consun deliberou sobre a pertinência e necessidade desta comprovação (Resolução nº 213). Entretanto, a Reitoria ignora decisões deste órgão e adota caminho divergente. Cabe ainda lembrar que há decisão do STF, na qual fica explícito que a saúde é direito de todos e dever do Estado”.

Além de relatar as disputas internas, a nota da Faced também reitera haver o interesse de grupos políticos não declarados em “adentrar e administrar a UFRGS” junto da atual Reitoria. Segundo a nota, ainda, essa aproximação vem provocando que algumas decisões “sejam tomadas à luz destes interesses e não a partir de princípios de gestão democrática”.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *