O documentário “Se não fosse o SUS”, que aborda olhares e relatos sobre o controle social e a saúde pública no enfrentamento à pandemia da covid-19, será exibido gratuitamente, nesta quinta-feira (28), às 19h, na Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. A sessão faz parte da programação do Fórum Social das Resistências e tem a promoção do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que também foi responsável pela produção do filme. Segundo o CNS, o documentário registra e analisa a crise sanitária a partir de cenas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e territórios, com testemunhos de trabalhadores, usuários e integrantes de conselhos de Saúde.

Com roteiro e direção de Guilherme Castro, que também assina o documentário “SUS, em defesa da vida” e a websérie “Travessia: Covid-19 e os movimentos sociais populares”, o material reúne uma série de entrevistas com autoridades, especialistas e ativistas, sendo um registro histórico da importante atuação do CNS e da Rede Conselhos na maior crise sanitária brasileira dos últimos tempos.

O CNS ressalta que o documentário mostra como o negacionismo e a falta de ação e coordenação central seguem provocando o adoecimento e a perda de vidas no país. Porém, o controle social no SUS atuando em todas as localidades do país é a garantia da manutenção e do aperfeiçoamento das políticas públicas.

As informações são do site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *