Após dois anos de debates virtuais, o Fórum das Resistências (FSR) volta a ocupar as ruas da capital gaúcha, juntamente com a primeira edição do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD). A marcha de abertura realizada nesta terça-feira (26) reuniu movimentos sociais, sindicais e estudantis, partidos de esquerda e diversas entidades que se somaram na realização das mais de cem mesas de debates que vão ocorrer entre quarta-feira (27) e sábado (30), quando acontece a plenária de encerramento que organizará um documento preparatório para o Fórum Social Mundial que será realizado no México entre os dias 1º e 6 de maio.

A concentração da marcha ocorreu no largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, onde falas de organizadores e apoiadores destacaram os principais temas de resistência que os fóruns estão propondo. A caminhada seguiu pelo centro da cidade até o largo Zumbi dos Palmares, encerrando com atividades culturais.

O FSMJD tem atividades focadas na transformação do sistema de justiça e na defesa da democracia, reunindo membros do judiciário com movimentos sociais para repensar as estruturas que perpetuam as desigualdades. Já o FSR traz movimentos sociais e organizações que para debater saídas para as crises que se abatem sobre o mundo e o Brasil, que penalizam a população mais pobre e vulnerabilizada e o meio ambiente.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *