Em teoria, o Novo Ensino Médio, em vigor desde o início do ano letivo, incorpora à grade curricular novas disciplinas e permite o aprofundamento em itinerários escolhidos pelos alunos. Na prática, as escolas públicas da rede estadual do Rio Grande do Sul se mostram incapazes de oferecer opções, professores são obrigados a ministrar disciplinas para as quais não estão aptos e alunos deixam as escolas ainda mais despreparados para disputar uma vaga nas universidades. Tudo isso em meio a um problema crônico no ensino público: a falta de docentes.

A matriz curricular que instituiu o Novo Ensino Médio na rede estadual do Rio Grande do Sul foi publicada oficialmente pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em 30 de dezembro de 2021, por meio da Portaria nº 350. O documento dividiu o Ensino Médio em Formação Geral Básica — que comporta Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza — e em Itinerários Formativos, em que o estudante terá aulas voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

De acordo com a Portaria, as disciplinas de Arte, Educação Física, Ensino Religioso, Sociologia e Filosofia só serão ministradas em um único ano do Ensino Médio, com um período semanal. As disciplinas de História e Geografia serão ministradas duas vezes por semana no 1º ano e uma vez por semana nos 2º e 3º anos. Já as disciplinas de Biologia, Física e Química terão dois períodos semanais, mas apenas nos dois primeiros anos, não sendo ministradas no 3º ano.

Além disso, estabelece como novas disciplinas obrigatórias Projeto de Vida (dois períodos semanais em todos os anos), Mundo do Trabalho (dois períodos no 1º ano), Cultura e Tecnologias Digitais (dois períodos no 1º ano) e Iniciação Científica (dois períodos nos 2º e 3º anos).

Prevê ainda, a partir do 2º ano, oito períodos semanais em áreas de aprofundamento escolhidas pelo estudante, os chamados Itinerários Formativos. No terceiro ano, o número de períodos destinados ao aprofundamento curricular sobe para 14.

De acordo com a organização curricular estabelecida por meio das resoluções 364 e 365 da Seduc, os estudantes terão ao longo dos três anos de Ensino Médio 1.800 horas de Formação Geral Básica, composta por 15 componentes curriculares obrigatórios de quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Além disso, terão outras 1.200 horas de currículo diversificado, em que poderão optar pelo Itinerário Formativo que desejarem. Estes itinerários são divididos em componentes obrigatórios (as disciplinas de Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais e Iniciação Científica), trilhas de aprofundamento curricular (divididas em duas áreas de conhecimento e um componente de formação técnica e profissional) e disciplinas eletivas.

O aprofundamento curricular consiste em priorização de disciplinas em duas das quatro áreas de conhecimento oferecidas na rede: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Cada uma dessas áreas é dividida em duas temáticas, sendo cada temática novamente dividida em três trilhas de aprofundamento, totalizando 28 possibilidades, das quais cada estudante deverá escolher duas ao longo do Ensino Médio. Além das áreas de conhecimento, o estudante terá disciplinas de educação profissional, que inicialmente serão oferecidas pela rede estadual em quatro áreas: Informática, Administração, Eletrotécnica e Agropecuária.

A íntegra das informações está disponível no site Sul21.

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