Atenta a sua função social, como veículo de comunicação guiado por princípios democráticos, a Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária – Abraço RS – lança nesta segunda-feira (06) uma campanha contra a desinformação. Com o mote: se é fake não é news, o spot, que deverá rodar em todas as rádios associadas do Estado, busca alertar para os perigos que a disseminação de informações falsas tem gerado à população. “Eles vão desde à negação às vacinas, fato que poderá, por exemplo, trazer de volta  doenças já erradicadas no país, como a poliomielite, o sarampo, entre outras, até a possível volta de uma ditadura. Não podemos ser coniventes com isso”, pontuou o coordenador financeiro da entidade, João Carlos Heissler.
Na opinião do coordenador geral da Abraço RS, Eloidemar Guilherme, as comunitárias têm a obrigação de chamar a sociedade para este debate. “São graves as consequências trazidas pelas chamadas fake news. O discurso de ódio é, talvez, o principal deles. Consideramos que as rádios comunitárias têm condições e legitimidade para conversar com a sua audiência, de modo que ela passe a consumir notícias com mais critério”, alertou Guilherme.
A campanha – que também ganhará repercussão nas redes sociais – foi produzida pelo aluno do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade de Santa Cruz do Sul, João Pedro da Costa Ferreira. Ele idealizou os materiais de forma voluntária.

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