O governo federal liberou nessa segunda-feira (18) os pagamentos de setembro do programa Bolsa Família para todos os beneficiários moradores das cidades atingidas pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul. No total, serão 159,7 mil famílias beneficiadas, moradoras de 97 municípios.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) destacou que são adotadas medidas especiais em casos de emergência ou calamidade pública e que por isso as famílias das cidades onde houve maiores perdas não precisarão esperar pelo cumprimento do cronograma de pagamentos.
A liberação antecipada do pagamento vai valer por pelo menos dois meses. Com isso, todas as famílias beneficiárias que vivem nos municípios afetados receberam o valor do benefício no próximo dia 18 de outubro, independente do Número de Identificação Social (NIS). Caso a situação de calamidade se prolongue, será necessária uma nova solicitação por parte das prefeituras.
De acordo com o último relatório da Defesa Civil do RS até o momento 753 pessoas estão desabrigadas e 20.988 desalojadas. As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 48 mortes no estado. 105 cidades foram afetadas.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!