A sexta edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que ocorre entre os dias 16 e 18 de agosto, continua com inscrições abertas. Municípios, instituições, grupos governamentais e não governamentais, gestores e produtores culturais têm até o dia 6 de agosto para cadastrarem atividades, que este ano devem unir ações de valorização do patrimônio a iniciativas de recuperação e restauração de acervos e bens impactados pela enchente.

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) elaborou uma cartilha digital para auxiliar os proponentes na concepção das ações. Entre as atividades que podem ser realizadas estão exposições, oficinas, performances artísticas, rodas de conversa, visitas guiadas e exibição de filmes, além de campanhas de arrecadação para a recuperação de museus, bibliotecas e arquivos. “Após os últimos eventos climáticos que atingiram de forma significativa os nossos bens tombados e nossos equipamentos culturais, a Sedac propõe, com esta 6ª Edição do Dia do Patrimônio, uma mobilização da sociedade civil em prol da memória do Estado. Vamos buscar ampliar o esforço coletivo de reconstrução e preservação dessas memórias e do nosso patrimônio cultural, por isso reiteramos nosso convite a todos os municípios gaúchos, organizações governamentais e não governamentais para se unirem em uma celebração do nosso patrimônio cultural”, enfatiza o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Renato Savoldi.

Para enviar a programação basta preencher este formulário, incluindo datas, horários e endereços de cada realização, e uma breve descrição das atividades.

Instituído em 2019 pelo governo do Estado (Decreto 54.608/2019), o Dia Estadual do Patrimônio Cultural é comemorado no terceiro fim de semana de agosto, que este ano corresponde aos dias 16, 17 e 18. Em 2024, o evento reafirma o compromisso com a valorização da cultura local em cada comunidade afetada pela enchente que devastou o Rio Grande do Sul no mês de maio.

A íntegra das informações está disponível no site da Secretaria de Cultura do RS.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *