Desde sua estreia com a TV Tupi, em 1950, a televisão está presente na vida dos brasileiros. No dia 11 de agosto é comemorado o Dia da TV Brasileira, data em homenagem a Santa Clara de Assis, padroeira da televisão. A celebração é uma oportunidade de refletir sobre a trajetória e o futuro deste veículo de comunicação.

No Brasil, a televisão passou por inúmeras transformações tecnológicas. Inicialmente, com transmissões em preto e branco, a TV evoluiu rapidamente para as imagens em cores na década de 1970 com o sistema PAL-M. A introdução da televisão digital em 2007 marcou um ponto de virada, proporcionando vídeo em alta definição, som surround e a capacidade de recepção móvel.

Mas desde de sua primeira transmissão a televisão tem sido uma força poderosa na transformação da cultura e da sociedade brasileira, como explica Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC). “A TV democratizou o acesso à informação e ao entretenimento. É muito nítido que a TV brasileira sempre foi inovadora, seja por meio das novelas que abordam temas sociais relevantes, seja por meio de programas educativos que chegaram a milhões de lares. A televisão moldou nossa forma de ver o mundo, de nos conectar uns com os outros e de entender nossa própria identidade como nação”, afirma.

Sobre a celebração do dia 11 de agosto, a secretária complementou. “Esta data é crucial para reconhecermos o papel fundamental da televisão na construção da identidade cultural brasileira, promovendo a diversidade e dando voz a diferentes segmentos da sociedade”, afirmou.

Mesmo com o avanço das plataformas de streaming, a TV aberta continua a ser uma presença constante nos lares brasileiros, oferecendo conteúdo acessível e gratuito. Ainda segundo a secretária do Audiovisual do MinC, o futuro da TV no Brasil está sendo moldado por diversas tendências tecnológicas e comportamentais.  “A digitalização e o streaming estão transformando a maneira como consumimos conteúdo. A interatividade e a personalização dos programas, a partir de dados de audiência, estão criando experiências mais engajadoras para os telespectadores. Além disso, a produção de conteúdo original e a valorização das produções locais são tendências que prometem fortalecer ainda mais a TV brasileira, mantendo sua relevância cultural e social”, destaca Joelma.

A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.

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