A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), convida o público para celebrar o aniversário de 102 anos de seu prédio histórico, situado na rua Riachuelo, em Porto Alegre. As comemorações iniciam no próximo sábado (31/8) com um passeio fotográfico, incluem uma exposição de arte vestível e serão finalizadas com um recital, no dia 24 de setembro, tudo com entrada gratuita.

A primeira atração é o encontro “Um Olhar para a Biblioteca”, que acontece no sábado (31/8). Nesse dia, das 11h às 13h, quem quiser participar está convidado a trazer seu celular e explorar os espaços da Biblioteca, por meio das lentes da sua câmera, sob a orientação do fotógrafo Nilton Santolin. As melhores fotos serão destacadas no Instagram da BPE. Não é necessário inscrição prévia.

Na semana seguinte, de 5 a 14 de setembro, a artista Jeannine Krischke (Jeaninne Art Wear) apresenta sua exposição de arte vestível, sempre das 12h às 18h, na Sala Borges de Medeiros. Intitulada “Porto Alegre, de cenário a personagem”, a mostra foi idealizada pela artista para participar da plataforma internacional Art Brasil, sediada na Bélgica e que conecta 29 cidades do mundo, como Atenas, Tóquio, Zurich, Paris, Londres e Milão. No dia 5 de setembro, às 14h, cada país participante aparecerá ao vivo na plataforma para registrar a sua presença.

A exposição apresenta têxteis com mais de 50 estampas autorais da artista, inspiradas no icônico prédio da Biblioteca. Parte da renda arrecadada com a venda das peças é revertida para a BPE, por meio da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado.

No dia 24 de setembro, às 19h, a Orquestra Villa-Lobos apresentará um recital para encerrar as festividades, no Salão Mourisco da BPE, com jovens talentos musicais da Lomba do Pinheiro, conduzidos pela professora e regente Cecília Rheingantz Silveira. A Orquestra, um programa de educação musical desenvolvido há 31 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, objetiva proporcionar a crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, na periferia da capital gaúcha, o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas coletivas, socializadoras e transformadoras.

A íntegra das informações está disponível no site da Secretaria de Cultura do RS.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *