A Lei Paulo Gustavo (LPG) tem impactado a vida dos fazedores e fazedoras de cultura no país. Em Cachoeira do Sul (RS), o diretor e roteirista Thiago Beckenkamp, realizador do curta-metragem Eu Vi um Lobisomem graças a um edital municipal, testemunhou o efeito da ação no segmento. “A cidade é pequena, então foi fácil perceber os resultados positivos que a LPG trouxe, movimentando as produções tanto do meio audiovisual quanto da música, literatura e artes plásticas”, conta.

Thiago ressalta que, além do fomento, a Lei possibilitou ainda o acesso dos fazedores de cultura às políticas de editais. “Existem pessoas talentosas que não sabiam que poderiam acessar esse tipo de recurso e sempre dependeram de financiamentos coletivos ou patrocínios diretos, algo que não é fácil de se conseguir”.

Eu Vi um Lobisomem nasceu durante as oitivas da Lei Paulo Gustavo no município gaúcho. Numa delas, Thiago foi procurado pelo autor do livro em que se baseia o curta, Taugo Costa, que perguntou sobre a chance de levar a obra ao cinema. Passada numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, em 1954, a história apresenta um menino de oito anos que vive com os pais e o irmão, enquanto circulam boatos que um dos moradores é um lobisomem.

Com os R$ 47 mil recebidos, a produção saiu do papel. “É um filme de época, o que envolve figurinos, itens de cena, que seriam mais difíceis, ou até impossíveis de se conseguir sem o orçamento trazido pela LPG. Além disso, a produção envolveu profissionais de Cachoeira do Sul, Lajeado, Santa Cruz e Porto Alegre. A contratação, transporte e hospedagem desses profissionais só foi possível por ser um projeto com orçamento, portanto, seria impossível realizá-lo, da maneira como foi feito, sem a Lei”, argumenta o diretor.

Depois de concluído, o curta foi exibido no cinema e em escolas de Cachoeira do Sul e selecionado para festivais no Brasil e no exterior, como o 3º Curta Libras (Bahia), Anatolia International Film Festival (Turquia), Symbiotic Film Festival (Rússia) e o New York Istanbul Film Festival, nos EUA. No Golden Lion (Índia), conquistou o prêmio de melhor direção.

A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *