Considerada o maior evento cultural regional do Brasil, a Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul está chegando à sua 46ª edição. Com entrada franca, o tradicional concurso musical foi aberto nessa quarta-feira (11) e segue até sábado (14/12), na Concha Acústica César Passarinho, no Parque Dom Pedro II (Parcão), em Uruguaiana. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), autorizou o evento a captar R$ 300 mil por meio do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC), via abatimento de ICMS. O secretário-adjunto da Cultura, Benhur Bortolotto, prestigiou a cerimônia de abertura.

Com foco em estilos musicais que fazem parte do cancioneiro tradicionalista, o festival é composto pelas competições adulta e estudantil. Entre os concorrentes adultos, foram selecionadas para a disputa 24 canções inéditas, além de quatro suplentes. Haverá premiação para as três melhores canções e para os eleitos nas categorias de melhor intérprete, instrumentista, letra e melodia. Já os 12 estudantes selecionados – divididos nas categorias mirim, juvenil e adulta – deverão interpretar obras apresentadas em edições anteriores da Califórnia. Todos os agraciados nas competições adulta e estudantil receberão troféu e premiação em dinheiro.

As três melhores canções eleitas entre os adultos receberão, respectivamente, os troféus Calhandra de Ouro, de Prata e de Bronze. Concebido pelo artista plástico Paulo Ruschel, o troféu faz referência à calhandra, um pássaro de canto marcante, de presença significativa no Rio Grande do Sul e que simboliza a autenticidade, a elegância, a humildade e a liberdade. Além das competições, a Califórnia da Canção contará com shows de abertura e encerramento em todos os dias do evento. Integram a programação Jairo Lambari, Os Serranos, Pampa em Versos, Quarteto Coração de Potro, Renato Borghetti, Tchê Garotos, Shana Müller e César Oliveira & Rogério Melo.

Realizada desde 1971, a Califórnia da Canção Nativa é considerada patrimônio cultural do Estado. Durante o ano, promove provas eliminatórias em diversas cidades gaúchas, com as finais ocorrendo tradicionalmente na cidade de Uruguaiana. O termo “califórnia”, empregado originalmente entre os gaúchos para designar corridas de cavalos, foi utilizado para denominar o evento por indicar o espírito de competição presente no festival.

As apresentações são transmitidas pelo Facebook e pelo YouTube, e mais informações também podem ser conferidas na página do evento no Instagram. O festival é promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo do Pago, com apoio da Prefeitura de Uruguaiana.

As informações são do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *