Com o intuito de promover a segurança e o empoderamento pessoal, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promoverá aulas de técnicas de autodefesa. A atividade educativa faz parte da exposição “Amazona, ou a dança das resistências” e é voltada a mulheres e a pessoas LGBTQIAPN+ a partir de 15 anos de idade. Será de 14 de janeiro a 4 de fevereiro, nas terças-feiras, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário e são limitadas a dez vagas, com o custo de R$ 20,00 por aula.
Além de técnicas práticas, a experiência inclui estratégias de prevenção e identificação de situações de perigo. As aulas serão ministradas por Débora Roldão. Com 32 anos de experiência, ela é professora de arte marcial chinesa e há 19 anos ensina a técnica das artes marciais. Também é facilitadora do projeto “Atena Autodefesa para Mulheres”, que busca desenvolver o empoderamento feminino por meio de palestras, oficinas e aulas práticas, auxiliando mulheres a descobrirem o seu potencial e unindo técnicas de defesa pessoal, prevenções e estratégias para diversos ambientes. Com seu trabalho, Débora busca diminuir a violência contra as mulheres.
Promovida pelo Ministério da Cultura e pela Sedac, por meio do MACRS, a exposição “Amazona, ou a dança das resistências”, da artista Andressa Cantergiani, alia realidade e ficção, apresentando sacos de boxe que convidam os visitantes a interagirem e avatares digitais que dão vida a um universo ciborgue. A curadoria é de Bruna Fetter. A exposição fica em cartaz até 9 de fevereiro, de terças a domingos, das 10h às 19h, na Galeria Sotero Cosme, no 6º andar da CCMQ.
As informações são do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!