Com o intuito de promover a segurança e o empoderamento pessoal, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promoverá aulas de técnicas de autodefesa. A atividade educativa faz parte da exposição “Amazona, ou a dança das resistências” e é voltada a mulheres e a pessoas LGBTQIAPN+ a partir de 15 anos de idade. Será de 14 de janeiro a 4 de fevereiro, nas terças-feiras, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário e são limitadas a dez vagas, com o custo de R$ 20,00 por aula.

Além de técnicas práticas, a experiência inclui estratégias de prevenção e identificação de situações de perigo. As aulas serão ministradas por Débora Roldão. Com 32 anos de experiência, ela é professora de arte marcial chinesa e há 19 anos ensina a técnica das artes marciais. Também é facilitadora do projeto “Atena Autodefesa para Mulheres”, que busca desenvolver o empoderamento feminino por meio de palestras, oficinas e aulas práticas, auxiliando mulheres a descobrirem o seu potencial e unindo técnicas de defesa pessoal, prevenções e estratégias para diversos ambientes. Com seu trabalho, Débora busca diminuir a violência contra as mulheres.

Promovida pelo Ministério da Cultura e pela Sedac, por meio do MACRS, a exposição “Amazona, ou a dança das resistências”, da artista Andressa Cantergiani, alia realidade e ficção, apresentando sacos de boxe que convidam os visitantes a interagirem e avatares digitais que dão vida a um universo ciborgue. A curadoria é de Bruna Fetter. A exposição fica em cartaz até 9 de fevereiro, de terças a domingos, das 10h às 19h, na Galeria Sotero Cosme, no 6º andar da CCMQ.

As informações são do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *