O Centro de Memória e Cultura “Casa Diógenes Oliveira” e a Associação Cultural José Marti estão promovendo programação especial que relembra parte da jornada de Belchior e sua companheira Edna durante seus dias de reclusão no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (14) será apresentado, na Casa Diógenes, o mini-documentário Belchior entre os camponeses, que resgata a lembrança dos militantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) nos 60 dias em que acolheram o cantor e sua companheira na cooperativa Cooperbio, em Seberi, região Norte do RS.

O evento inicia às 18h com a abertura da casa a cargo do DJ Pitta, que vai discotecar a partir do cancioneiro de Belchior. Às 19h30 será realizada a exibição do mini-doc, procedida de uma roda de conversa mediada pela jornalista Katia Marko, editora-chefe do Brasil de Fato RS, com a presença do produtor do filme, Marcos Antonio Corbari, também integrante da equipe do Brasil de Fato RS, e da bióloga Débora Varolli, militante do MPA. “Como tem sido todas as atividades que realizamos até aqui mostrando o filme, a ideia é que seja um encontro de amigos, de companheiros, de camaradas. Na verdade esse é o tom da linha narrativa que escolhemos para contar essa história, que é real, verdadeira, mas também é afetiva, provoca a reflexão a partir do carinho e da perspectiva do encontro com o outro respeitando toda e qualquer opção que o outro manifeste”, relata Corbari.

Belchior entre os camponeses foi apoiado através do Edital Municipal da Lei Paulo Gustavo, Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, Prefeitura Municipal de Seberi, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Interessados em assistir ao mini-documentário também podem fazê-lo via YouTube:

As informações são do site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *