O Ministério da Cultura (MinC) informa que o período de inscrições para o curso de Elaboração de Projetos de Propostas Simplificadas, da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), encerra nesta sexta-feira (7). Voltado à qualificação técnica no setor cultural, o curso é gratuito e aberto ao público, com carga horária de 60 horas, sendo na modalidade de educação à distância (EAD).
O conteúdo abrange a definição de política cultural e o papel do Estado na produção simbólica e cultural. Serão abordados também temas como leis de incentivo à cultura, tipos de editais, onde encontrá-los, além da estruturação e elaboração de projetos culturais simplificados.
Mônica Mitchell de Morais Braga, coordenadora-geral do Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), do Ministério da Cultura, explica que o curso foi pensado para quem deseja se especializar em políticas culturais e leis de incentivo. “Sabemos que muitos trabalhadores da cultura têm dificuldades para montar um projeto. Este curso orienta como escrevê-los. Vamos abrir mais dois cursos sobre o tema: Submissão de Projetos de Propostas Simplificadas, ainda em novembro, e Prestação de Contas de Projetos de Propostas Simplificadas, no início de dezembro”, informa.
Além das aulas expositivas, os participantes terão acesso a uma sala de aula virtual com atividades interativas e práticas. As metodologias incluem videoaulas, estudos de caso e exercícios que estimulam diferentes habilidades técnicas e criativas. “Os editais de incentivo à cultura têm sido fundamentais para o fomento e a permanência de profissionais da cultura em atividade. Este curso proporcionará o entendimento das políticas culturais e das leis de incentivo à cultura, além de capacitar os participantes no acesso aos editais em vigor e na elaboração de projetos”, enfatiza Luciana Requião, assessora da diretoria de Políticas para os Trabalhadores da Cultura da Sefic.
A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!