Há 53 anos, a televisão no Brasil ingressava em uma nova era. O desfile da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, foi a primeira transmissão em cores no país. A Globo exibiu o cortejo, integrante da programação do evento, que atualmente conta com apoio da Lei Rouanet, em 19 de fevereiro de 1972. As imagens foram cedidas pela TV Difusora, de Porto Alegre, com colaboração técnica da TV Rio e apoio das TVs Gaúcha, Piratini e de Caxias. A apresentação, com narração de Cid Moreira, durou cerca de uma hora e fez história. Em 31 de março do mesmo ano houve a oficialização do novo padrão de transmissão colorida no Brasil, o PAL-M.
A cor ajudou na popularização do veículo de comunicação no país, atraindo mais telespectadores. No entanto, devido ao custo elevado dos equipamentos, as transmissões eram raras nesta primeira fase.
Em 1973 chegou a vez das novelas ganharem cores. A pioneira foi “O Bem Amado”, de Dias Gomes, um marco da teledramaturgia brasileira. O avanço tecnológico ganhou força em 1974, com a exibição da Copa do Mundo, o que fez aumentar as vendas de aparelhos de TV. Três anos depois, as atrações em preto e branco desapareceram das grades das emissoras.
A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!