Os recentes compromissos assumidos pelo presidente Lula em sua última viagem à Europa, onde debateu a pauta da preservação ambiental, abriram espaço para a exposição pública do projeto Sol Para Todos, uma iniciativa apresentada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no período de transição do governo passado para o atual.

A medida faz parte de um pacote de incentivos à energia renovável que objetiva reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a segurança energética. As primeiras ações voltadas ao tema no novo governo remontam ao mês de abril, quando foram zerados os impostos sobre equipamentos utilizados no setor, porém o novo programa pode levar o acesso à chamada “energia solar” a um novo patamar, especialmente por ser voltado ao público de comunidades periféricas e camponesas.

É aguardada para o mês de agosto a apresentação detalhada do Plano de Transição Ecológica, desenhado pelo Ministério da Fazenda, envolvendo um conjunto de medidas que pode chegar a mais de cem ações. A iniciativa deve partir de seis grandes eixos, incluindo áreas de finanças sustentáveis, adensamento tecnológico do setor produtivo, bioeconomia, transição energética, economia circular e nova infraestrutura de serviços públicos para adaptação ao clima.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *