Um grito global por justiça. Um retrato comovente da turbulenta história de Julian Assange, assim é descrito o documentário “Ithaka – A Luta de Assange”, de Ben Lawrence, que chega aos cinemas em 31 de agosto pela Pandora Filmes. Para promover o lançamento do filme, John Shipton, pai de Julian Assange, passará por cinco estados brasileiros. Em Porto Alegre, a exibição acontece na Sala Redenção, nesta quinta-feira (24), às 19 horas, contando com a presença de John e do jornalista Leandro Demori.

Há exatos quatro anos, o fundador do Wikileaks e jornalista preso em Londres aguarda uma possível extradição para os Estados Unidos, onde pode ser condenado a até 175 anos.

Assange foi responsável por publicar, entre 2010 e 2011, documentos dos EUA que revelam crimes de guerra e campos de tortura no Iraque, Afeganistão e na base de Guantánamo, território estadunidense em Cuba. Por isso, é acusado de espionagem por ter divulgado arquivos que comprovaram crimes de guerra cometidos por militares estadunidenses.

Em dezembro do ano passado, alguns dos principais veículos de imprensa mundiais solicitaram ao governo dos Estados Unidos a anulação do processo. Em documento, os jornais afirmam que a perseguição contra Assange prejudica a liberdade de imprensa.

Com a direção de Ben Lawrence, e produção de Gabriel Shipton e Adrian Devant – respectivamente, meio-irmão e cunhado de Julian – o documentário retrata essa história, assim como a trajetória de John Shipton, na luta pela liberdade do filho. Nessa terça-feira (22), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, recebeu John Shipton, no Palácio do Planalto. Na ocasião o ministro reafirmou o compromisso do governo federal com a luta de John.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *