Começou na última terça (9), o evento Transformar Juntos, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para promover o debate e a troca de experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios. O Ministério da Cultura (MinC) foi convidado a participar como parceiro, para demonstrar o poder transformador de políticas públicas culturais e o impacto positivo do setor na economia e na geração de renda.

Diversos temas serão discutidos ao longo de três dias de evento. O diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast) do MinC, Thiago Leandro, participou do painel Economias Portadoras do Futuro, que destacou os segmentos de Energia, Cultura e Turismo como potenciais para impulsionar o país.

Durante o evento, ele demonstrou a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) como exemplo positivo de nacionalização das políticas públicas, e destacou a importância de envolver a sociedade civil em todo o processo. “É muito melhor construir política pública junto com a sociedade civil, junto com os conselhos de cultura, fortalecendo o Sistema Nacional de Cultura. A chance de errar, construindo política pública junto com a sociedade civil, é menor. E o MinC está à disposição com modelos de editais, plantões de dúvidas e todos os canais de atendimento para contribuir com a boa execução da PNAB”, declarou.

A gerente-adjunta da Unidade de Competitividade do Sebrae, Patrícia Mayana, que também participou do painel, celebrou o fato dos recursos da cultura estarem chegando até os municípios, e lembrou das possibilidades de parceria para garantir a boa execução. “É muito importante que o dinheiro chegue, mas é muito importante também que seja bem utilizado. E é por isso que nós, do Sebrae, temos programas para capacitar, promover orientações e consultorias para que os recursos sejam bem utilizados e que, principalmente, gerem frutos e valor”, destacou.

A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *