A Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) abriu inscrições para o curso gratuito de Produção Musical na Plataforma Reaper. A iniciativa, fruto da parceria entre o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Ministério da Cultura (MinC),  é destinada a interessados em geral, sem exigência de escolaridade, e tem o objetivo de capacitar profissionais para a criação e produção de trilhas de áudio voltadas para diferentes produtos artísticos.

As inscrições podem ser realizadas até 11 de fevereiro de 2025 no site escult.cultura.gov.br. O curso, que é gratuito, será realizado na modalidade a distância, oferecendo flexibilidade aos participantes.

Com uma carga horária de 60 horas, o conteúdo é abrangente e autoinstrucional, abordando desde a introdução à plataforma Reaper até conceitos como equipamentos de produção musical, criação de loops, captação, gravação, edição de áudio, mixagem, masterização e desenvolvimento de arranjos, jingles e peças publicitárias.

A formação será ministrada pelo músico e produtor musical Nairo Elo, profissional renomado com vasta experiência na área. Elo já atuou como coordenador de cursos voltados para produção musical em instituições como a Eletrocooperativa e a Escola Pracatum, e trabalhou com artistas como Ivete Sangalo, BaianaSystem e Lazzo.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, uma ação da Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura do Ministério da Cultura, vinculada à Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic).

Além do curso de Produção Musical, a parceria entre o Cecult/UFRB e o Ministério da Cultura prevê a oferta de outros cursos livres, formações continuadas e uma especialização em Política e Gestão Cultural. Todas as formações são oferecidas por meio da Escult, que já contabiliza mais de 30 mil inscritos desde seu lançamento.

O curso gratuito é uma oportunidade única para quem deseja ingressar no universo da produção musical, ampliar conhecimentos ou se atualizar no uso da plataforma Reaper, um dos softwares mais completos e acessíveis do mercado.

A íntegra das informações está disponível no site do Ministério da Cultura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *