A exposição Dedos Cruzados será aberta na próxima quinta-feira (16/1), às 18h, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Explorando o tema das superstições, a mostra é realizada pela UFRGS – por meio do Departamento de Artes Visuais, do Instituto de Artes e da Pró-Reitoria de Extensão – e tem apoio da Sedac, por meio da CCMQ, e da Associação dos Amigos da CCMQ.
O nome da exposição deriva do conhecido gesto de cruzar os dedos, já feito pela maioria das pessoas uma vez na vida e que pode denotar esperança, anulação de uma promessa ou outros significados. Esse gesto traz referências a algumas superstições, que se manifestam nas obras da mostra de diferentes maneiras, de acordo com o plano de fundo de cada artista.
Com trabalhos que transitam entre fotografia, videoperformance, cerâmica, gravura e outras linguagens artísticas, a exposição convida o visitante a refletir sobre o papel das superstições em nossas vidas, buscando relacioná-las com medos profundos, sonhos repetitivos, crenças espirituais e desejos variados que habitam nosso imaginário pessoal, familiar ou cultural.
No evento de abertura, haverá uma performance relacionada à obra exposta pela artista Jamily Pertile. Também integram a mostra os artistas Alex Domingues, Flávia Dathein, Gabriela Berwanger, Jaqueline Selau, Kadu Ramos, Kelin Agnes, Lael Peters, Lucas Avila, Luísa Karling, Mariana Lemmertz e Tawana Zampol.
A curadoria é do coletivo Mentiras Autorizadas, composto por Ana Laura Peretti, Ariane Thiele, Beatriz Martini, Esther Jaeger e Isadora Müller. Dedos Cruzados é um projeto de extensão do Departamento de Artes Visuais da UFRGS, com concepção e organização de Bruna Fetter e Munir Klamt. A visitação será até dia 5 de março, de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita.
As informações são do site da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!