O calor extremo que chegou no estado gaúcho no início de fevereiro deve se prolongar, no mínimo, até está quarta-feira (12). Em Porto Alegre, a temperatura deve ficar ao redor de 38ºC a 40ºC e na região Metropolitana deve passar de 40ºC. Municípios do Noroeste, Oeste, Centro, Campanha e Vales devem ter de 40ºC a 43ºC, de acordo com alerta da MetSul e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação térmica pode chegar a 50ºC em pontos do território gaúcho.

O Inmet colocou mais de 400 cidades do RS em alerta de grande perigo, com previsão de temperaturas 5ºC acima da média. Segundo o órgão, o calorão traz “riscos para a integridade física ou mesmo à vida”, principalmente de crianças e idosos. Devido ao calor extremo, a Justiça concedeu liminar a pedido do CPERS-Sindicato adiando o início do ano letivo da rede estadual para a próxima segunda-feira (17).

Conforme destaca nota da Metsul divulgada no último domingo (9), algumas cidades podem ter índices de calor (ou sensação térmica) perto e acima de 50ºC entre segunda e quarta-feira. “Diferentemente da temperatura do ar circulante, o índice de calor é um valor que representa a temperatura aparente para o corpo humano ao considerar tanto a temperatura do ar quanto a umidade relativa”.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *