O rio Grajaú tem 770km de extensão. O curso de água banha o estado Maranhão e deságua no rio Mearim, mas antes disso é caminho para muitos estudantes das áreas rurais do estado terem acesso à educação. No entanto, em março, devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas foram suspensas e tentativas de manter o ensino vêm sendo testadas.

Desde agosto, um decreto do governo do estado tornou obrigatório o ensino remoto, o que tem sido um desafio ainda maior aos estudantes, pais e educadores.

No Maranhão, quase 40% da população vive em áreas rurais (IBGE, 2010) e a maioria das escolas do campo não têm acesso à internet, é o que confirma a Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras, de 2018.

De acordo com a pesquisa, 69% das escolas rurais do Nordeste não possuem nenhum computador com acesso à internet, e quando possuem, enfrentam o desafio de efetivação do uso por causa da baixa velocidade de conexão e falta de estrutura na região, que disponibiliza no máximo 2Mbps.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *