A partir da constatação de que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do bairro do Dendê é muito baixo, pesquisadores da Universidade de Fortaleza começaram a pensar em práticas que a Unifor poderia adotar para colaborar com o desenvolvimento humano da comunidade. O IDH é uma medida usada para classificar as regiões pelo seu grau de “desenvolvimento humano” e para ajudar a classificar localidades como desenvolvidas (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidas (desenvolvimento humano baixo).

Com o surgimento da pandemia e, consequentemente, impossibilitados de irem a campo, professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor (PPGD) decidiram apoiar as rádios comunitárias “Salinas” e “Dendê Sol”, ambas com área de abrangência no Dendê.

A Unifor, em convênio com os radialistas da comunidade do Dendê, tem, assim, a possibilidade de gerar e propagar conteúdos que dizem respeito a questões básicas das pessoas, como alimentação e saúde, além de proporcionar assistência jurídica. E, em tempos de novo coronavírus, a equipe envolvida no projeto também passou a difundir informações que possam ajudar no combate à pandemia ocasionada pela Covid-19, além de criar artefatos comunicacionais que permitam o desenvolvimento econômico da comunidade.

A íntegra das informações está no link: https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/ensinando-e-aprendendo/noticia/2020/08/24/pesquisadores-usam-radios-comunitarias-para-melhorar-a-qualidade-de-vida-do-dende.ghtml

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *