O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS (Sintrajufe RS) alerta para um possível efeito negativo da PEC32 (Reforma Administrativa) já no presente: o impacto no trabalho da Justiça Federal do RS, que pode se tornar a realidade do serviço publico no país. Segundo informa o sindicato, baseado em levantamento feito no Portal da Transparência, cerca de 9 em cada 10 servidores não são concursados. A informação consta em levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com dados dos judiciários estaduais de todos os estaduais.

Segundo o Diesse, essa realidade do judiciário, onde a maioria dos servidores e servidoras em cargos em comissão não fazem parte do quadro próprio, ou seja, não são concursados, se repete em pelo menos 19 estados (lembrando que os dados do Maranhão e de São Paulo não estão disponíveis).

No Rio Grande do Sul, esta proporção é muito desigual: apenas 10,75% dos cargos em comissão são ocupados por servidores e servidoras estatutários (concursados). Os não estatutários ocupam, portanto, 89,25% dos cargos comissionados. O Sintrajufe alerta que esta realidade pode ser expandida para todo o serviço público, incluindo o Judiciário Federal.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *