Diante do risco representado pela nova variante do coronavírus surgida na África, a Anvisa emitiu, nesta sexta-feira (26), a recomendação de suspensão imediata de voos procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A agência sanitária também recomenda a suspensão, em caráter temporário, da autorização de desembarque no Brasil de viajantes estrangeiros com passagem pelos mesmos países africanos nos últimos 14 dias, desde que não se enquadrem nas exceções a serem determinadas pelos órgãos de imigração.

A Anvisa ainda recomenda a realização de quarentena, logo após o desembarque no Brasil, para viajantes brasileiros e seus acompanhantes com origem ou histórico de passagem pelos seis países da África nos últimos 14 dias que antecedem a entrada no Brasil.

Identificada como B.1.1.529, a nova variante do Sars-CoV-2 foi primeiramente detectada em Botsuana, no começo de novembro, e logo teve casos confirmados na África do Sul, Hong Kong, Bélgica e Israel. Cientistas alertam que a variante tem um número extremamente alto de mutações, o que pode torná-la mais contagiosa e causar novas ondas de covid-19 pelo mundo.

Pela manhã, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou ser contrário a restringir voos para tentar impedir a entrada da nova variante de preocupação no Brasil. “Tem que aprender a conviver com o vírus”, disse Bolsonaro, em resposta a um apoiador que pediu para “fechar” os aeroportos.

A íntegra das informações está disponível no site Sul21.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *