O acerto de contas com o leão, inicialmente previsto para o dia 29 de abril deste ano, foi adiado para o dia 31 de maio. Ou seja, se você ainda não declarou seus rendimentos referentes ao ano de 2021, a hora é agora. Para declarar você precisa fazer o download do programa Meu Imposto de de Renda no seu computador ou baixar o aplicativo no seu celular ou tablet.

No estado de São Paulo, quase dois milhões de contribuintes ainda não declararam seus impostos à Receita Federal. A expectativa é que o Fisco receba cerca de 10,9 milhões de declarações. Aqueles que não enviarem suas declarações podem ser multados e até ter problemas com seu CPF.

Caso você realize a declaração após o prazo final a multa prevista é de 1% ao mês, contando a partir do dia 1 de junho. O valor mínimo da multa é de R$165,74 e o máximo pode chegar até 20% do imposto devido. Os problemas envolvendo o CPF da pessoa inadimplente ocorrem após a tentativa, sem sucesso, de contato da Receita com o contribuinte. Quem cai na malha fina precisa preencher uma declaração retificadora e corrigir dados ou apresentar documentos que comprovem a renda. Este processo é feito no próprio programa do Imposto de Renda.

Neste ano, a Receita possibilitou que os pagamentos, tanto das cotas do Imposto de Renda, quanto o ressarcimento, sejam feitos também por meio do PIX.

As informações são do site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *