Com a presença de dois ex-governadores, deputados federais, estaduais, representações sindicais e de diversos movimentos sociais, o Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, recebeu na noite de segunda-feira (18) o lançamento da campanha “Plebiscito Já”, em defesa que a população seja consultada a respeito da privatização das empresas estatais Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás. O ato foi marcado como uma defesa da Constituição estadual, que prevê desde 2002 a obrigatoriedade de realização de plebiscito para privatização das estatais.
O ex-governador José Ivo Sartori (MDB) tentou em seu governo acabar com esta obrigatoriedade, mas encerrou o seu mandato sem conseguir aprovar uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nesse sentido na Assembleia Legislativa. Apesar de defender o plebiscito na campanha eleitoral de 2018, o governador Eduardo Leite (PSDB) reapresentou a PEC no início de fevereiro.
Na abertura do ato, o ex-deputado estadual Pedro Ruas (PSol), coordenador do Fórum de Combate às Privatizações, organizador do evento, saudou como uma “conquista do povo gaúcho” o fato de o Rio Grande do Sul ser o único Estado que exige plebiscito para a alienação de empresas estatais. As principais falas foram feitas pelos ex-governadores petistas Olívio Dutra (1999-2002) e Tarso Genro (2011-2014) — também estava prevista a presença do pedetista Alceu Collares (1991-1994), mas ele não conseguiu comparecer.
A íntegra das informações estão disponíveis no site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!