A Amigos da Terra Brasil e o World Rainforest Movement (WRM) promovem nesta terça-feira (9), a partir das 18h30, no Clube de Cultura (Ramiro Barcelos, 1853), em Porto Alegre, um debate público sobre as ameaças e impactos dos monocultivos de árvores e das árvores transgênicas. Participarão do debate representantes de diferentes regiões nacionais e internacionais, como Argentina, Chile e Estados Unidos, que relatarão as condições atuais desta temática aqui no estado e demais regiões.
Também conhecidas como desertos verdes e árvores Frankenstein, a monocultura e a transgenia tem se tornado um tema polêmico no setor ambiental, social e econômico. A Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) estimava, em 2011, 6,3 milhões de hectares a área de florestas plantadas no Brasil, sendo 4,5 milhões em eucalipto e 1,8 milhões em pinus. Na avaliação dos organizadores do evento, a projeção é de números ainda maiores hoje, girando em torno de doze milhões. Na questão da transgenia, o desconhecimento dos resultados a médio e longo prazo é um dos principais fatores de debate, uma vez que as pesquisas são recentes, iniciadas a partir das últimas três décadas. Hoje apenas três países no mundo aprovam a utilização de árvores transgênicas: Estados Unidos, China e, mais recentemente, o Brasil.
O encontro pretende debater também a atuação das corporações, compradoras de imensos territórios para a produção de monocultivo de árvores, os impactos ambientais e sociais dessas plantações, bem como o uso intensivo de agrotóxicos e os conflitos com as populações que, historicamente, vivem nessas áreas.
Para participar do debate não é necessária inscrição prévia e o acesso é gratuito.
As informações são do site Sul121.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!