O Dia Mundial do Rádio (World Radio Day – WRD) é comemorado anualmente em 13 de fevereiro. Foi proclamado em 2011 pelos membros da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Adotado pela Assembleia da organização em 2012 como uma data comemorativa internacional.

Este ano, o tema é “Rádio e Diversidade”. A UNESCO lançou um chamado a todas as emissoras para defender à diversidade, tanto em suas redações quanto naquilo é veiculado ao ar. “O tema da UNESCO é de grande importância. Ele move e comove todas as áreas sociais que o rádio envolve”, afirma a supervisora comercial da Playlist, Hélida Carvalho.

Hélida destaca que o rádio é o meio de comunicação de maior credibilidade e alcance. “A UNESCO fez uma convocação às emissoras para reconhecer a importância de levar para o conteúdo programático a diversidade no seu quadro de funcionários. Envolver etnias e pessoas com necessidades especiais”, destacou.

Campanha 2020

Defender o Pluralismo no rádio, incluindo um público misto em rádios comerciais e comunitárias;

Encorajar a representatividade nas redações, com times comprometidos com uma diversidade de grupos da sociedade;

Promover a diversidade de conteúdo editorial e tipos de programação, refletindo na variedade de audiências.

Origem do Dia Mundial do Rádio

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi em simultâneo para um grupo de seis países.

Consumo

Segundo a UNESCO, o rádio é um meio para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático e continua sendo o mais consumido. O rádio atualmente tem seu conteúdo distribuído em diversas plataformas. São diversas formas que o ouvinte pode ter acesso ao meio rádio, como caixas de som inteligentes, smartphones, streaming, entre outros.

As informações são do site EsBrasil.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *