O coordenador jurídico da Abraço RS, Flavio Perin, esteve, durante a última semana, visitando inúmeras associações mantenedoras de rádios comunitárias. Os encontros, segundo ele, iniciaram por Erval Seco, passaram por Vicente Dutra, Tuparandi, São Miguel das Missões, São Gabriel e, encerraram em Sinimbu. O objetivo foi fornecer informações para os representantes dessas organizações, seja para aquisição de uma nova outorga de rádio comunitária, seja para renovação daquelas que já estão em funcionamento. “Nós estamos dando uma atenção especial aos nossos associados porque entendemos que eles merecem. Além disso, precisamos atentá-los para o fato de que os processos de renovação, por exemplo, inciam 12 meses antes do vencimento da outorga. Nem todo mundo se dá conta e muitos estão perdendo esses prazos, consequentemente correm o risco de perder suas concessões”, alertou.
Perin também observou que é fundamental que os representantes das emissoras conheçam a lei 9.612/1998 e a portaria 1909/2018. “Estamos detalhando – porquê nem todos conhecem, infelizmente -, a relevância de saber o que podemos e não podemos, quando estamos falando de rádio comunitária”, explicou.
As visitas serão estendidas para outras regiões do Estado. “Antes nós tínhamos 27 regiões, conforme o mapa dos Coredes, para dar conta. Agora, nos reposicionamos geograficamente e são nove regionais Abraço RS, onde faremos reuniões regionalizadas e seguiremos imbuídos do espírito de nos unir em defesa do movimento de radiodifusão comunitária”, antecipou.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!