Além da pandemia do novo coronavírus e do aumento dos  casos de dengue, o país também enfrenta um crescimento do surto de sarampo. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 29 de dezembro e 25 de abril, foram registrados 2.919 casos da doença, número 23 vezes maior que o verificado no mesmo período do ano passado, quando foram notificadas 125 pessoas infectadas. Os dados revelam um aumento de 2.235%. 

O alerta é que o número de casos pode ser maior nos próximos meses devido às estações mais frias em algumas regiões do país e à diminuição da vacinação por causa da covid-19.

O que você precisa saber sobre sarampo e a vacinação:

Até o dia 25 de abril, foram notificados 2.919 casos. No mês anterior, com registros até o dia 18 de março, foram 909 registros. O vírus estava ativo em apenas dez estados da federação em março e, agora, está em 19. Apenas Acre, Espírito Santo, Roraima, Mato Grosso, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte ainda não registraram casos. 

O Pará, que já enfrenta um colapso no sistema de saúde, devido à covid-19, é o que mais concentra notificações, com cerca de 42% do total de casos, o estado tem 1.227 registros da doença. Seguido por Rio de Janeiro, com 717 casos, e São Paulo, com 577 casos. Até o momento, foram registradas quatro mortes por sarampo em 2020 – uma no Rio de Janeiro, duas no Pará e uma em São Paulo. 

O número de casos confirmados pode ser ainda maior, pois, ainda segundo dados do ministério, há 3.503 casos em investigação, cerca de 39% da notificação de suspeitos.

As informações são do site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *