Ex-funcionária por três anos do Facebook, a cientista de dados Sophie Zhang escreveu um memorando interno que a rede social está prejudicando eleições e políticos em todo o mundo e que, sem supervisão, tomou decisões que “afetaram presidentes” de diversos países. “Eu sei que tenho sangue nas mãos”, diz ela no documento, obtido pelo site Buzzfeed.
O documento cita o Brasil como um dos países – junto Índia, Ucrânia, Espanha, Bolívia e Equador – onde ela encontrou evidências de que a rede foi usada de forma coordenada para manipular eleitores por políticos.
Zhang cita textualmente que no Brasil e as eleições presidenciais de 2018. “Acabamos removendo 10,5 milhões de reações fakes [NR.: Com uso de robôs] e de fãs de políticos de alto escalão no Brasil e nos EUA nas eleições de 2018 – políticos importantes de todas as convicções no Brasil e vários políticos de baixo escalão nos Estados Unidos”, descreve.
Segundo ela, em setembro de 2018, o Facebook recebeu alerta contra uma rede no Brasil que usava “contas falsas para semear divisão e compartilhar desinformação”, bem como um conjunto de grupos, páginas e contas que eram “patrocinadas falsamente para amplificar o engajamento”, afirmou ela, sem dar mais detalhes sobre a ação no país.
A íntegra das informações está disponível no site Revista Fórum.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!