A desembargadora Maria Madalena Telesca, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), concedeu no final da tarde desta quinta-feira (15) uma liminar determinando que a Prefeitura não pode demitir os trabalhadores do Instituto Municipal da Estratégia da Saúde da Família (Imesf) até 4 de dezembro. O prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) anunciou no dia 24 de setembro a demissão dos 1291 profissionais do instituto, colocando os profissionais sob aviso prévio, e o repasse da gestão de 61 postos de saúde da cidade para instituições privadas.
Telesca determinou que a Prefeitura deve respeitar um prazo mínimo de 90 dias a contar do trânsito em julgado da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a lei que criou o Imesf pelo fato de a entidade ser uma entidade pública de direito privado atuando na área da saúde primária. A magistrada também decidiu que os trabalhadores que optarem voluntariamente pela rescisão contratual deverão receber verbas rescisórias referentes à interrupção do contrato. “Convém frisar que a pretensão de ver o prazo diferido foi do próprio Município de Porto Alegre, de modo que a observância do prazo de 3 (três meses), a contar do trânsito em julgado da decisão do STF no ARE nº 898455, atende não só aos interesses dos trabalhadores vinculados ao IMESF, mas também do Município para efetuar a transição em face da declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 11.062/2011”, diz a decisão.
A decisão é uma resposta à ação conjunta dos sindicatos Sindisaúde-RS, Sergs e Soergs. As entidades também pediam a recontratação dos trabalhadores já demitidos, o que não foi acatado pela desembargadora, que considerou que, caso eles ganhem esse direito quando a ação for julgada em definitivo, receberão o pagamento retroativo pelo período de afastamento.
Para o presidente do Sindisaúde-RS, Júlio Jesien, a decisão deve ser comemorada porque garante que caberá ao prefeito eleito em novembro decidir sobre o futuro do Imesf e dos trabalhadores. “Agora, nossa luta volta pra esfera política. Mais de um ano, vamos vencer no final”, disse.
As informações são do site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!