Pazuello disse que a previsão é que a distribuição das doses da vacina CoronoVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, com uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorra até as 14 horas de hoje, e que as primeiras aplicações sejam feitas até as 17 horas.
Ao lado de governadores, o ministro participou, nesta manhã, do ato simbólico de entrega de 4,6 milhões de doses da CoronaVac no Centro de Logística do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As vacinas serão transportadas por via aérea para o Distrito Federal e as capitais de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Também há previsão de distribuição de vacinas por via terrestre.
Presente no ato, o governador Eduardo Leite (PSDB) publicou em seu perfil no Twitter que o Rio Grande do Sul irá iniciar a vacinação às 18h desta segunda, começando pela aplicação em profissionais de saúde. Em áudio encaminhado à imprensa nesta manhã, o governador saudou o fato de que a vacinação ocorrerá no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o que evita uma disputa entre os estados pela compra da vacina. “A vacina é a solução para permitir que as pessoas estejam mais tranquilas para conviverem, para se encontrarem, poderem circular, retomar a economia também e, evidentemente, preservar vidas. Então, a gente agradece ao Ministério da Saúde, que faz a aquisição e que garante dentro do Programa Nacional de Imunizações, que é a cultura do Brasil. Não fazia sentido que houvesse disputa entre os estados na aquisição. A cultura do Brasil é um programa nacional de imunização e assim vai se dar a imunização de todos os brasileiros”, disse.
Segundo Leite, o RS receberá 341 mil doses neste momento. “São cerca de 340 mil doses que o estado do Rio Grande do Sul recebe. Nós vamos receber nesta segunda-feira e iniciar na própria segunda, no final do dia, a campanha de imunização. Temos uma rede de saúde bem distribuída e toda a rede logística bem preparada. Deixamos preparada a logística, o transporte, a rede de frios, as seringas agulhadas, tudo pronto para que nós possamos iniciar assim que cheguem as doses essa grande campanha de vacinação. Hoje, a gente inicia a vacinação e amanhã, em 24h a partir da chegada, as doses da vacina estarão em todas as regiões do Estado para que possam fazer a imunização, evidentemente respeitando as faixas e grupos estabelecidos no programa de imunização”, afirmou o governador no mesmo áudio.
A íntegra das informações são do site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!