A média móvel de mortes nos últimos sete dias voltou a crescer depois de 15 dias em queda. É o que aponta levantamento do consórcio de veículos da imprensa comercial, que registrou 971 mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, elevando a média móvel de óbitos para 1.915. Desde março até o dia 10 de maio, o Brasil vinha registrando média superior a 2 mil vidas perdidas por dia. O número, contudo, vinha caindo desde 1º de maio, mas voltou a subir neste domingo (16). Na véspera, a média chegou a 1.910 mortes, ligeiramente menor do que o registrado na sexta, com 1.913. E ainda mais baixa do que a média da segunda-feira (10), de 2.083 óbitos.
Na comparação com os dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), as informações divergem um pouco em função do horário em que são repassadas pelos estados aos veículos. No domingo, por exemplo, o Conass registrou 1.036 vidas perdidas em decorrência da doença. Com isso, a média móvel de morte nos últimos sete dias fechou em 1.916, também acima dos dias anteriores. Foram 1.914 mortes até o dia 15 e 1.931 na quinta (14).
De acordo com o cientista de dados e coordenador da Rede Análise Covid-19, Isaac Schrarstzhaupt os dados sobre a evolução da pandemia no país preocupam e indicam uma “reversão de tendência de queda”.
A íntegra das informações está disponível no site Sul21.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!