Nos meses de julho, agosto e início de setembro, a escola Chico Mendes, localizada no Assentamento Santa Elmira, de Hulha Negra, na região da Campanha gaúcha, desenvolveu um projeto de preservação e reflorestamento na comunidade local. Foram entregues 98 kits com 12 mudas de árvores frutíferas para  famílias de assentados participantes da iniciativa. Ele recebeu o nome de “Roteiro de Plantio de Árvores Paulo Freire”, uma homenagem ao mestre educador e seu centenário.

As atividades da escola foram todas planejadas com cunho ambiental, além das entregas dos kits contou também com lives educativas. As ações envolveram toda a comunidade e contaram com a presença de ex-alunos.

As mudas foram entregues por assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de 25 de agosto a 3 de setembro. A instituição orientou o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel 70% ao retirar o combo das árvores.

A intenção de reflorestamento é uma continuidade dos trabalhos ambientais que a escola já desenvolve em parceria com o Instituto Padre Josimo e a Pampa Sul, desde 2017 com o projeto das nascentes protegidas.

A ação teve como objetivo adquirir água de qualidade para os educandos. A primeira atividade realizada foi o plantio de mudas nativas nos arredores do manancial da escola, o que proporcionou uma conexão com a realidade vivida pelos Sem Terrinha no campo.

Além disso, foi lançado em 2019 o plano Nacional do MST, “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”, que tem por meta plantar 100 milhões de árvores em 10 anos, em territórios da Reforma Agrária e na cidade. O qual fez a escola envolver-se ainda mais na preservação do meio ambiente.

A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *