A falta de água está causando estragos em todas as regiões do estado. Não só os cultivos agrícolas destinados à comercialização estão registrando expressivas perdas, mas também a própria subsistência de muitas famílias está em risco. Segundo a Emater/RS, esta é a pior seca do estado nos últimos 17 anos. Mais de cinco mil famílias de agricultores estão sem acesso à água até para uso nas casas.
De acordo com o “Informe de Evento Adverso Nº1” publicado pela entidade com levantamento do efeito da estiagem no estado, a falta de chuvas já compromete a contribuição do setor primário na economia gaúcha. “Há o fato de que já são mais de oito mil localidades e mais de 207 mil propriedades atingidas pelos efeitos da estiagem no estado, além de cerca de 10,5 mil famílias com dificuldades ao acesso à água”, informa o relatório.
Além disso, afirma que a estiagem provoca perdas nas mais diversas atividades agropecuárias. Até o momento, foram atingidos os cultivos de cerca de 115 mil produtores de grãos (soja, milho e feijão) e aproximadamente 23,5 mil produtores de leite. Ainda conforme Douglas Cenci, presidente da Federação dos Agricultores Familiares/RS (Fetraf/RS), há a estimativa de que mais de 200 mil famílias de pequenos agricultores estejam sofrendo com a seca, especialmente nas regiões Centro e Norte do estado.
A íntegra das informações está disponível no site Brasil de Fato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!